Pós-Graduação
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Sobre o Curso
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, com manifestações comportamentais, déficits na comunicação e interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades, além de alterações sensoriais de hiper ou hiposensibilidade sensorial, conforme o DSM V-TR (2022).
O TEA, apresenta seus primeiros sinais ainda na primeira infância o que limita o desenvolvimento da criança e ocasiona os prejuízos. No entanto pode também se manifestar quando as demandas sociais se tornarem mais efetivas, ou até suas características serem mascaradas por estratégias aprendidas durante a vida, segundo o DSM V-TR (2022). Hoje a prevalência é de 1/36 crianças com 8 anos, conforme o CDC (2023), sendo 3,8 vezes mais comum no sexo masculino.
Segundo o jornal inclusivo (2023), estima-se que no Brasil tenha em torno de 6 milhões de pessoas no espectro. https://jornalistainclusivo.com/brasil-pode-ter-6-milhoes-de-autistas-entenda-o-porque/
Os dados citados relatam um aumento expressivo no número de diagnósticos do TEA, o que faz com que os profissionais da saúde e educação precisem estar em constante aprendizado para detectar riscos, avaliar e intervir de forma efetiva. Proporcionando assim uma melhor qualidade de vida a esses indivíduos.
Compreensão do Espectro Autista: desenvolver uma compreensão abrangente do espectro autista, explorando as características, as variações individuais e as peculiaridades que definem o TEA.
Estratégias de Comunicação: aprender estratégias avançadas para facilitar a comunicação eficaz com indivíduos no espectro autista, incluindo métodos alternativos de comunicação e o uso de tecnologias assistivas.
Intervenção Comportamental: explorar abordagens comportamentais baseadas em evidências, compreendendo a análise do comportamento aplicada (ABA) e estratégias personalizadas para melhorar habilidades sociais, comportamentais e acadêmicas.
Inclusão Educativa: desenvolver competências para promover ambientes educativos inclusivos, adaptando currículos, implementando apoios pedagógicos e colaborando efetivamente com equipes multidisciplinares.
Apoio às Famílias: adquirir habilidades para fornecer suporte e orientação às famílias de indivíduos com TEA, abordando questões emocionais, desenvolvendo estratégias de manejo e promovendo a resiliência.
Início: Março de 2024
Duração: 10 meses/ 360h
Modalidade: Híbrido/ EAD
Aulas semanais: todas as quartas-feiras das 19h às 22h.
Diploma da Graduação (cópia autenticada)
Carteira de Identidade e CPF (cópia autenticada)
Comprovante de endereço
A documentação deverá ser adicionada na secretaria na área do aluno no máximo em 30 dias após a matrícula.
Programa Pedagógico
- aulas on-line, gravadas e disponibilizadas via plataforma
- aulas práticas, durante um final de semana, em Porto Alegre
- professores atuantes na área
- material de apoio, atividades complementares
- tutoria e apoio permanente
Matriz Curricular
MÓDULO I | 30h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Conceitualizações e atualidades |
MÓDULO II | 20h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Instrumentos de detecção |
MÓDULO III | 40h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Neurodesenvolvimento | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Avaliação neuropsicológica |
MÓDULO IV | 40h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Comunicação e TEA |
MÓDULO V | 60h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Terapias recomendadas para o TEA I | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Intervenção precoce | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DENVER | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ABA |
MÓDULO VI | 20h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Terapias recomendadas II | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Terapia ocupacional | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Fisioterapia | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Aspectos nutricionais | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Musicoterapia | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Terapia assistida com animais |
MÓDULO VII | 40h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Protocolos Brasileiros sobre TEA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Lei Brasileira de Inclusão | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Serviços de saúde para atendimento do TEA no Brasil |
MÓDULO VIII | 60h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Psicopedagogia e o TEA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Políticas públicas de inclusão escolar | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Avaliação e intervenção psicopedagógica | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Sala de recursos multifuncionais | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ludoterapia |
MÓDULO IX | 30h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Pessoa autista e a inclusão social | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Atendimento de pessoas autistas nos serviços de saúde | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Atendimento nos serviços em geral | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Inclusão e aprendizado no mercado de trabalho |
MÓDULO X | 20h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Metodologia científica | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TCC ( OPCIONAL ) |
Carga Horária Total | 360h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Professores do Curso
A equipe de professores selecionada para as aulas presenciais e aulas ao-vivo são especialistas no tema do curso e atuantes na área, garantindo a melhor experiência de aprendizado e aproveitamento dos momentos presenciais e ao-vivo. Confira quem será alguns do seus professores abaixo:
Enfermeira graduada pela UniÍtalo e Pós graduada em Saúde Mental e Psiquiatria. Fundadora do 1° Consultório de Enfermagem para atendimento de autista e família do Brasil. Ganhadora do concurso “Experiência Inovadora e Transformadora da Enfermagem COREN-SP e ABEN-SP 2022. Autora dos e-book: Enfermagem e Autismo. Crises no autismo. Criadora do Projeto Mundo azul 1 - Capacitação no TEA. Criadora do Projeto Mundo Azul 2 Centro de Referência para o TEA no SUS. Criadora de conteúdo digital sobre autismo. Publicações: Diretrizes Nacionais de Enfermagem em Saúde Mental- Capítulo 18 Assistência de Enfermagem no Transtorno do Espectro Autista (TEA)- COFEN/2022 Coletâneas Secad: Enfermagem: Saúde do Adulto- Autismo no adulto. Artmed Panamericana/ 2023. Patente: Livro de Histórias Sociais de Procedimentos de Enfermagem em Quadrinhos.

Enfermeiro e Consultor em Saúde Mental. Mestre em Ciências da Saúde e Especialista em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica ambos pela EPE/UNIFESP. Aprimoramento em Saúde Mental Multiprofissional (CAPS Itapeva-SP). Palestrante em Saúde Mental para o COREN-SP desde 2012. Enfermeiro e Diretor Técnico de Saúde I do CAISM Pinel-SP. Tem atuação nos diversos serviços da RAPS Paulista. Membro do DEPSM ABEN-SP (2017-23). Terapeuta voluntário no projeto Enfermagem Solidária-COFEN. Membro do Grupo de Trabalho CONAESM- COFEN (2022-23).

Pedagoga, Pós-graduada em Educação Especial- área Deficiência Intelectual e Transtorno Global do Desenvolvimento. Educação especial- Neuro psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Inclusiva. Psicopedagogia Clínica e Institucional. Psicopedagogia baseada na Análise do Comportamento Aplicada ABA. Atualmente atua em sala de recursos multifuncional pelo Estado de São Paulo, município São Vicente e professor itinerante TEA. Atuou na educação especializada como Coordenadora Pedagógica e professor por 15 anos. Em sala de Estimulação, Ensino fundamental I, Oficina de culinária/ IMT e Iniciação ao mundo do Trabalho. Atuou como professora na Prefeitura de São Paulo e em instituição particular nos EMEI e fundamental I. 15 anos como professora da Educação Especializada em sala de Estimulação, Ensino fundamental, Oficina de culinária/ IMT e Iniciação ao mundo do Trabalho. - Coordenadora Pedagógica.

Fonoaudióloga, Mestranda em Distúrbios da fala. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada, TEA, Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil, Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva, e Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Pessoa autista nível 1 de suporte Atua atualmente em consultório próprio. Atuou em vários serviços de saúde ao longo dos 14 anos de experiência. Possui vários trabalhos apresentados em Congressos e Simpósios, participação em eventos e ministração de cursos. Desenvolve pesquisas em Autismo e Desenvolvimento Infantil.

Psicólogo, Mestrando em Psiquiatria e Psicologia Médica. Especialização em Neuropsicologia pela UNIFESP. Especialização em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa. Aprimorado em Análise do Comportamento e Transtornos Psiquiátricos. Pesquisador do núcleo de Duplo Processamento Cerebral e Funções Executivas da UNIFESP. Atua em consultório com distúrbios do neurodesenvolvimento e intervenções precoces em crianças, pré-escolares, adolescentes e jovens adultos com Transtornos psiquiátricos e de aprendizagem. Atua também no ambulatório do PROESQ, programa de saúde secundária da UNIFESP.

Valores e formas de pagamento
MENSALIDADE-
Opçõs de parcelamento em cartão de crédito ou boleto bancário
-
15% desconto para pagamentos à vista